quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A Reação de Gaia: Auto-Regular a Temperatura Média do Planeta


A Reação de Gaia: Auto-Regular a Temperatura Média do Planeta

by


Muito boa essa coletânea de informes e conhecimentos (escritos em 1990)
no site bucaneiros.com e que não existe mais (hoje redireciona para um site de jogos online)
sobre a Hipótese de Gaia, partindo dos primórdios, definições de termos, origens, até chegar ao cientista James Lovelock que elaborou a Teoria de Gaia justamente quando participava de um estudo conclusivo sobre a possibilidade de vida em Marte.

A Hipótese de Gaia (1969) parte do princípio de que o planeta é um corpo interagindo consigo mesmo, embora de forma inconsciente, como os glôbulos vermelhos de nossa corrente sanguínea que cumprem seu papel eficazmente sem consciência do seu papel quanto à manutenção do ser.

Interessantíssimo, também, a possibilidade de transformação do Planeta Marte, num novo éden, soltando o Poder de Gaia no planeta vermelho: Alargar a atmosfera de marte com gases de clorofluorcarbono, criando o efeito estufa, aquecendo o planeta. Noutra etapa, implantação, em marte, de microorganismos oriundos dos vales secos da Antártida. Dese modo, essas criaturas minúsculas iriam transformar o dióxido de carbono e a água em oxigênio. Sem predadores ou competidores, esses microorganismos poderiam reproduzir-se de modo a habitar todo o planeta, criando condições para o estabelecimento de colônias humanas.

A leitura inicial sugere que Gaia possui um termômetro que adapta o planeta de acordo com suas necessidades. Se necessita resfriar, cria condições de nuvens para irradiar de volta ao espaço os raios do sol.

A certo momento indaga-se, a comunidade científica, se nós somos parte desse sistema, se somos hóspedes, ou se somos praga.

De repente, "O repente diz tudo: “Os homi- buliro com planeta. O planeta como um cachorro eu vejo. Que quando fica irado com as pulga, se livra delas num sacolejo...”(Música de Raul Seixas)."

De qualquer modo, porém, a simples formulação da Hipótese de Gaia vem servindo para fomentar a discussão sobre a manutenção, ecologia, integração, reunindo cientistas especializados em áreas díspares (que de outro modo nunca iriam encontrar-se, debater idéias), de modo a concentrar todo o conhecimento científico, numa intercecção comum, que ora intitulamos Concentração de Gaia, qual seja a reunião de todas as áreas do conhecimento humano que possam de alguma forma contribuir para o entendimento humano e conscientização dessa possibilidade chamada Gaia. (Deusa Grega Gaia; em latim, GEO; em português, Terra.)

by

for Nossos Sidewikis
Amor & Poesias Messenger Love & Passion
http://www.lustatotenterrara.com
http://a-hipotese-de-gaia.blogspot.com
http://SidewikiConhecer.blogspot.com
http://CoisasQueDevemosSaber.blogspot.com
http://SidewikiEcologia.blogspot.com
referente a:

"A Terra, de acordo com essa teoria ainda em debate, estaria reagindo às condições de maior calor com uma ação de esfriamento do meio ambiente. Desde que Lovelock a criou, há 21 anos, que a Hipótese Gaia vem atraindo entusiastas de todos os quadrantes. Entre eles, contam-se alguns homens de negócios, porque ela lhes sugere que a Terra conseguirá sobreviver ao aumento da poluição industrial. Lovelock concordou com isto, mas acrescentou que a sobrevivência poderia incluir a substituição dos seres humanos por espécies mais resistentes à poluição. Muitos ativistas dos Partidos Verdes europeus adotaram noções próprias a respeito da Hipótese Gaia. Mas Lovelock criticou a política ambiental, considerando-a «uma pastagem luxuriante para demagogos», Muitos cientistas consideram Gaia uma heresia, porque parecia sugerir que a vida na Terra controla conscientemente seu meio ambiente. Mas Lovelock e sua colaboradora de longa data, Lynn Margulis, da Universidade de Massachusetts, acreditam que a natureza age de acordo com a evolução darwiniana, sem qualquer inteligência ou plano consciente. Acontece apenas que, com 30 milhões de espécies no mundo, a vida tem um enorme poder de recuperação. Mais de 60 proeminentes cientistas estudiosos da Terra reuniram-se, em março de 1988, em San Diego, na Califórnia, sob os auspícios da prestigiosa União Geofísica Americana, para debater e discutir a Hipótese Gaia, com a presença de Lovelock. «Gaia é uma teoria, e como tal está pronta a ser julgada pelos cientistas,>, diz Lovelock. «Fiquei encantado por vê-la debatida por meus colegas. Ainda não sabemos se é um verdadeiro modelo da Terra, mas foi bom ter havido uma discussão científica e séria sobre ela. Claro que o júri ainda se encontra reunido.»                    Um dos críticos da Hipótese Gaia, o biólogo britânico Richard Dawkins, defendeu que a Terra não pode ser vista como um gigantesco organismo vivo, como a Hipótese a considera, porque não se reproduz. «Quer se concorde ou não com ela, trata-se de um brilhante princípio de organização», diz Stephen Schneider, climatologista no Centro Nacional de Investigação Atmosférica dos Estados Unidos. «Reúne cientistas que normalmente não se comunicam entre si, tais como biólogos, geoquímicos e especialistas da atmosfera, levando-os a colocar questões profundas sobre o modo como o planeta e os seres vivos interagem.»    Lovelock teve a primeira idéia sobre Gaia enquanto procurava, sem qualquer êxito, vestígios de vida em Marte."
- A Hipótese de Gaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário